No dia 25 de maio de 2024 realizou-se o quarto encontro de Formação Litúrgica: A beleza e o significado dos gestos na Liturgia sob o tema – A posição de pé e o abraço da paz.
Ao longo destes quatro encontros vimos e aprendemos como os gestos na liturgia são de máxima importância. Tudo se torna belo e nobre se damos o sentido correto e fundamos o significado na Palavra de Deus. As nossas celebrações serão tanto mais belas e bem vividas se soubermos e compreendermos o que estamos a fazer.
Como nos desafia o Papa Francisco é urgente uma boa formação litúrgica para todos, para podermos viver as celebrações com mais qualidade, mais dignidade, mais beleza, mais encanto, mais alegria.
Fazer bem o sinal da cruz, saborear a escuta e o silêncio, perceber qua a vida é uma liturgia de serviço e de lava pés e ao mesmo tempo, de prostração, de adoração ou de sofrimento. Assim, somos transportados para uma vida vigorosa e firme que se manifesta na atitude de estar de pé, sinal de ressurreição e de vida. Se estamos conscientes de tudo isto então a nossa vida é um gesto de paz, que se manifesta na abertura a todos e se concretiza numa saudação que não tem fronteiras.
Nunca esqueçamos que o Alicerce, a Coluna, o Princípio, o Fundamente de qualquer gesto ou atitude é sempre Jesus Cristo Nosso Senhor vivo e ressuscitado.