Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch
Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch Dutch
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Abertura do Centenário de Fundação das Pias Discípulas do Divino Mestre

No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, a nossa delegação abriu oficialmente as comemorações do centenário de fundação da Congregação (21 de novembro 2022-10 fevereiro de 2024).

A celebração eucarística foi presidida pelo pe. Tiago Melo, ssp, estiveram presentes a Sociedade de S. Paulo, as Filhas de S. Paulo, os Combonianos, as Irmãs Vitorianas, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora, amigos e benfeitores.

No início da celebração a Ir. Maria do Carmo, superiora delegada, fez memória de Úrsula Rivata e Metilde Gerlotto, escolhidas pelo Pe. Tiago Alberione a 21 de novembro de 1923 entre as Filhas de S. Paulo para uma nova missão. A estas duas jovens juntaram-se mais seis, dando início à Congregação a 10 de fevereiro de 1924. Uma das figuras incontornáveis dos inícios foi o Beato Pe Timóteo Giaccardo, que num período doloroso da nossa história ofereceu a sua vida pela nossa Congregação.

Na homilia o Pe Tiago, partindo da palavra de Deus e do contexto histórico-eclesial que vivemos, sublinhou a importância do caminho celebrativo que hoje iniciamos e do quanto as palavras do nosso fundador, Tiago Alberione, continuam a motivar-nos para o futuro: “A discípula-apóstola tudo compreende e a tudo abraça. Ela é a alma mais silenciosa e mais operosa; é a alma mais contemplativa e mais ativa; a alma mais recolhida e mais expansiva” (Ipsum Audite, 1947). Neste sentido, convidou-nos a continuar o caminho, pois “Deus tem um projeto belíssimo para cada um de nós. Que este caminho rumo ao centenário reacenda na vossa Congregação aquilo que também dizia o Primeiro Mestre: ‘O centro, a alma, o coração de uma Discípula é o tabernáculo’ (APD, 1958)”.

A Deus elevamos o nosso coração e o nosso cântico de louvor pelas abundantes graças do seu amor na vida e na missão das irmãs discípulas que nos precederam e a elas confiamos cada uma de nós.

Estás a gostar do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas novidades:

Camarate

No dia 19 de Junho de 2022, realizou-se um encontro de

Uncategorized

As Irmãs Discípulas organizaram duas tardes de formação litúrgica nos dias

III encontro JMJ 2023

Hoje, 26 de novembro, realizou-se o terceiro encontro de preparação para

Veja também!

Options