A nossa comunidade, após a celebração das II Vésperas da Solenidade do Batismo de Jesus, teve a graça de acolher a visita da comunidade dos irmãos e padres Combonianos, o Ir. José Manuel, o Ir. José e o Pe. Horácio que residem na nossa paróquia de Camarate.
Era desejo de todas nós conhecer a missão que estes nossos irmãos desenvolvem desde alguns anos junto dos mais pobres e desfavorecidos.
A sua partilha foi muito enriquecedora e até comovente dados os fortes dramas da existência humana, com os quais se debatem continuamente. De facto, existem várias problemáticas: económicas, sociais, psicológicas, morais, etc. Existem situações em que a pobreza é extrema e o campo de ação é imenso. O trabalho destes nossos irmãos tem sido uma resposta concreta e visível do pedido do Papa Francisco de uma Igreja em saída.
Sair, ir ao encontro das periferias existenciais, é lá que Deus nos espera!
Não nos podemos acomodar aos modelos tradicionais, esperando que as pessoas venham à Igreja. Não, a Igreja é que tem de ir ao encontro das pessoas, escutar as suas dificuldades e procurar ajudar.
Diante da pobreza e dos problemas há sempre alguém, mesmo pobre, que sabe partilhar e olhar para fora da sua porta vendo alguém que precisa ainda mais, repartindo assim o pouco que tem.
O testemunho que nos deixaram entusiasmou-nos a sair para as periferias que nos rodeiam.
A Palavra de Deus e a palavra do Papa Francisco ilumine os nossos passos e nos dê a ousadia de continuar a nossa missão abrindo-nos às novidades, que continuamente, o Espírito Santo suscita na Igreja e nas nossas vidas.