A Irmã Maria Guida Fernandes emitiu a sua profissão perpétua, este domingo, 5 de fevereiro de 2023, na Paróquia de Santa Maria de Adoufe, diocese de Vila Real, numa celebração eucarística presidida pelo Sr. D. Amândio Tomás, bispo emérito.
Na homilia, durante a celebração, e a propósito de Evangelho do V Domingo do Tempo Comum, D. Amândio recordava a grande missão das irmãs: serem luz do mundo, comunicarem ao mundo a luz de Cristo. É esta a missão de toda a Igreja, que é apresentada pelos Padres da Igreja, como mistério da lua, pois não emite luz própria, mas reflete a luz de Cristo, sol de justiça. Sem esquecer, refletia D. Amândio, que «somos sal da terra» porque o sal tem o valor daquilo que é definitivo, evocando a Aliança de Sal que Deus estabeleceu com Aarão, porque Deus jamais é infiel à sua promessa. É tendo por base a fidelidade de Deus ao seu povo que se compreendem os votos perpétuos de uma religiosa.
Nesta celebração, a Ir. Maria Guida emitiu em definitivo os votos de pobreza, castidade e obediência.
Foi para todas nós, Irmãs Discípulas, um momento de festa e de louvor, pois Deus continua a interpelar e a chamar operários para a Sua messe.
Acompanhamos a Ir. M. Guida com a oração. A sua vida de entrega a Deus seja “sal da terra” e “luz do mundo” para quantos continuará a encontrar na sua vida e missão.
Obrigada Ir. M. Guida pelo teu SIM!